Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Ensino Premium
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Ensino PremiumEnsino Premium
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Municipal

PL de Caio André que institui licença menstrual para servidoras municipais com endometriose avança na CMM

27 de março de 2024
Compartilhar

Durante Sessão Plenária desta quarta-feira (27/03), avançou na Câmara Municipal de Manaus (CMM) o Projeto de Lei nº 389/2023, de autoria do presidente da Casa Legislativa, vereador Caio André (Podemos). A matéria prevê que servidoras públicas municipais acometidas por endometriose, com laudo médico, poderão se ausentar de suas atividades profissionais por três dias durante o período menstrual.
O projeto de Lei foi aprovado pelos vereadores presentes na Sessão Plenária e seguiu para a 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento da CMM.
Caio André afirmou, durante uma audiência pública sobre o tema realizada em junho de 2023, que identificou a necessidade de um projeto voltado para esta parcela da população feminina.
“Existem diversas mulheres que sofrem com essa doença, e que ficam incapacitadas de até mesmo saírem de suas casas. Imagina ter que trabalhar por dois, três dias ou mais, sofrendo com fortes dores. Esse projeto é voltado para servidoras públicas do município, gostaria mesmo que fosse voltado para todas as mulheres que padecem com essa doença”, destacou Caio André.
De acordo com o parlamentar, a medida visa que as mulheres acometidas por endometriose não tenham seus empregos ameaçados caso precisem se ausentar e, principalmente, alertar a sociedade em relação a este problema que muitas vezes é invisível, colocando em questão a condição da mulher.
É importante destacar que a doença acomete mulheres a partir da primeira menstruação e pode se estender até a última. Infelizmente, o diagnóstico não costuma ser tão rápido por falta de informação e acesso aos serviços de saúde, o que se torna um problema para as mulheres. As pacientes apresentam diminuição da qualidade de vida e redução de suas atividades, gerando problemas psicossociais, frustração e isolamento.
“A minha esposa sofre com essa doença, e a palavra é essa mesmo, sofrer. Então foi a partir dela que surgiu o PL, e por ela tive o conhecimento de várias outras mulheres que sofrem até preconceito pela doença por quem não tem conhecimento. Muitas têm dores fortíssimas e assim estão sujeitas a ficarem em suas funções no trabalho, eu espero que esse projeto seja aprovado e sancionado o quanto antes”, acrescentou Caio André.
Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM

Assuntos Câmara Municipal de Manaus - CMM, Estado do Amazonas
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

TEA: Sérgio Baré defende políticas públicas e ‘Cidade do Autista’ durante sessão plenária

26 de março de 2025

CMM aprova proposta de Saimon Bessa sobre mutirão para emissão de laudos de TEA em Manaus

26 de março de 2025

Câmara Municipal de Manaus abre ano letivo 2025 com debate sobre formação de agentes públicos

26 de março de 2025

CMM delibera Projetos de Lei voltados para saúde da mulher e limpeza urbana

26 de março de 2025

Prefeitura de Manaus atende solicitação do vereador Gilmar Nascimento e realiza reparos no Parque 10

26 de março de 2025

CMM aprova pedido de empréstimo solicitado pela Prefeitura de Manaus

26 de março de 2025
Ensino PremiumEnsino Premium