Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Ensino Premium
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Ensino PremiumEnsino Premium
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Empresas têm até 7/4 para pagar Alvará com 10% de desconto

26 de março de 2025
Compartilhar

Os contribuintes pessoas jurídicas de Manaus que efetuarem o pagamento em cota única da Taxa de Verificação de Funcionamento (TVF), o Alvará 2025, até 7/4, terão um desconto de 10% sobre o valor total do tributo. Caso prefira, o contribuinte também poderá optar pelo parcelamento em até quatro parcelas mensais, desde que o valor de cada parcela não seja inferior a uma Unidade Fiscal do Município (UFM).

O subsecretário da Receita da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Arminio Pontes, explicou que a TVF, conhecida popularmente como Alvará pelos contribuintes, é uma taxa municipal cobrada anualmente das empresas estabelecidas em Manaus, sendo essencial para a regularização das atividades comerciais na cidade. A TVF é calculada com base na UFM, com conversão para real no momento do lançamento.

Pontes informou ainda que as notificações de lançamento e guias de pagamento da taxa já foram remetidas aos contribuintes, via Correios, e também estão disponíveis para consulta e impressão diretamente no portal Manaus Atende, por meio do endereço eletrônico: manausatende.manaus.am.gov.br.

“Comunicamos a todos os contribuintes pessoas jurídicas, que queiram já se planejar e se organizar, que o prazo para pagamento do Alvará está para 7 de abril, vencimento da cota única e da primeira parcela. Lembrando que quem paga em cota única tem o benefício de 10% de desconto. Quem ainda não recebeu a notificação, acesse o portal Manaus Atende”, reforçou o subsecretário.

Para aqueles que não efetuarem o pagamento dentro do prazo estabelecido, haverá incidência de juros de mora de 1% ao mês e multa de mora diária de 0,33%, limitada a 20% do valor total.

Taxa de Localização

O mesmo desconto de 10% também se aplica à Taxa de Localização (TL), desde que o pagamento seja feito integralmente até o trigésimo dia após a data de lançamento. O parcelamento também pode ocorrer em até quatro vezes, neste caso, o vencimento das parcelas não poderá ultrapassar o exercício de 2025.

A Taxa de Localização é um tributo cobrado de empresas em processo de abertura ou mudança de endereço, sujeitas a fiscalização prévia, baseada no poder de polícia municipal e no controle da localização dos estabelecimentos.

Impugnação e pagamento parcial

Os contribuintes que discordarem do valor da TVF e TL 2025 podem impugnar o lançamento até 7/4, por meio de processo administrativo tributário eletrônico disponível no Portal Manaus Atende, na seção empresas/Alvará. É possível pagar apenas a parte “incontroversa” do tributo, com direito aos descontos, suspendendo multas e juros sobre o valor quitado.

Mais informações podem ser obtidas por meio do Decreto nº 6.077, que regulamenta o lançamento e prazos para recolhimento das taxas, publicado na edição 6.016, do Diário Oficial do Município (DOM).

— — —

Texto – Anderson Farias/Semef

Foto – Divulgação/Semef

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Procon Manaus monitora aumento nos preços dos combustíveis na capital

26 de março de 2025
Manaus

Recuperação de rede de drenagem no conjunto Vista Bela

26 de março de 2025
Manaus

Selecionados na Pnab têm até 31/3 para enviar documentação

26 de março de 2025
Manaus

Escolas recebem mais de 234 toneladas de alimentos

26 de março de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza mais uma obra de reforma de feira no bairro São Jorge

2 de maio de 2024
Manaus

Atleta do “Manaus Olímpica” assina com o maior evento de MMA feminino do mundo

2 de maio de 2024
Ensino PremiumEnsino Premium